29 de out. de 2014

Koji Kondo: Sua carreira e suas composições musicais.

No mundo de hoje, a musica é muito importante para a cultura e entretenimento, usadas muitas vezes para descrever emoções atuais, usadas também em filmes e series, a musica não ficou de fora dos Games, você teve der ouvido a Overworld Theme de Super Mario Bros(Nes) ou talvez a Kakariko Village da franquia Legend of Zelda, essa postagem é para descrever o compositor por trás destas e outras musicas que hoje embalam as trilhas sonoras de grandes jogos.
Koji Kondo.
Nacido em 13 de agosto de 1961.
Origem: Nagoya, Japão.
Ocupação: Compositor, designer de som, diretor de som, programador de som.
Instrumento: Piano, Orgão eletrônico, teclados, sintetizadores e violoncelo.
Anos Ativos: 1984-Presente.
Gravadora: Nintendo.
Inicio de vida e carreira: Koji Kondo nasceu em Nagoya, Japão, no dia 13 de agosto de 1961. Ele começou a ter aulas de órgão eletrônico a partir dos cinco anos de idade. Ele melhorou suas habilidades no instrumento em uma banda cover que tocava jazz e rock. Kondo estudou no Depardamento de Planejamento Art Osaka University of Arts, mas nunca foi particulamente dedicado à musica. No entanto, ele ganhou alguma experiência em compor e arranjar peças, usando tanto o piano e um computador para ajuda-lo. Durante seu último ano, a Nintendo enviou uma mensagem de recrutamento para sua universidade afirmando que estavam interessados na contratação de pessosas dedicadas à composição e programação de som. Foi aplicado com sucesso para trabalhar em LCD e Arcades, em 1984, sem a a necessidade de fitas demo.
Careira: Kondo foi a terceira pessoa contratada pela Nintendo para criar musicas e efeitos sonoros para seus jogos, juntando Hirokazu Tanaka e Yukio Kaneoka. Seu primeiro trabalho foi no jogo de arcada Punch-Out !!. Apesar  de criar principalmente jingles e efeitos sonoros, ele foi capaz de superar os desafios de hardware para compor musicas para os jogos subsequentes do console na nova equipe de desenvolvimento da Nintendo, Nintendo Entertainment Analysis e Desenvolvimento (EAD). Kondo também escreveu um manual de instruções sobre como programar musica poular japonesa para o Famicom usando o periférico BASIC Family. Pra concluir seu primeiro ano da Nintendo, ele compôs musicas para Devil World ao lado de Akito Nakatsuka. Em 1985, a Nintendo começou a comercializar o Famicom no exterior sob o nome de Nintendo Entertainment System (NES) para capitalizar sobre o Crash dos videogames de 1983, que causou o fim  de muitas empresas de jogos, e devastou a Atarin Inc. Ele compôs as famosas trilhas sonoras para esses jogos de sucesso, Super Mario Bros (1985) e The Legend of Zelda (1986). Que ajudou o sistema a vender 60 milhões de cópias no total e estabeleceu algumas das melodias mais conhecidas na indústria dos videogames.

Overworld Main Theme - Super Mario Bros (1985).


Intro - The Legend of Zelda (1986).


Super Mario Bros, por muitos anos, o jogo mais vendido de todos os tempos, foi a primeira grande pontuação de Kondo, melodias do jogo foram criadas com a intenção de que pequenos segmentos de músicas pode ser infinitamente repetido durante a mesma jogabilidade sem causar tédio. A trilha de Kondo para Super Mario Bros. ganhou reconhecimento em todo o mundo, e é até hoje a mais conhecida dos videogame. O tema principal é um ícone na cultura popular e tem sido destaque em mais de 50 concertos, foi um best-seller ringstone, ee foi remixada ou amostrados por vários músicos. O trabalho de Kondo em The Legend of Zelda também se tornou reconhecida. Ele produziu quatro principais peças de musicas de fundo para  o primeiro episódio da séir, o tema overworld se tornou comparável em popularidade como o tema principal de Super Mario Bros. Após o sucesso de The Legend of Zelda, ele forneceu a trilha de dois títulos exclusivos no japão, Nazo no Murasame Jo (1986) e Shin Onigashima (1986). Ele também criou a trilha sonora de Yume Kojo: Doki Doki Panic (1987), que mais tarde foi rebatizado fora do japão como Super Mario Bros. 2, em 1988.

Overworld - Super Mario Bros. 2 (1988). (Doki Doki Panic no ocidente)


Retornou à serie Super Mario para produzir Super Mario Bros.3 (1988) e ao lançamento do SNES, o jogo Super Mario World (1990). Koichi Sugiyama dirigiu um álbum arranjo de jazz sobre Super Mario World, e supervisionou seu desempenho no primeiro Concerto Orchestral Game Music, em 1991. Depois estava no comando da programação de som para Pilotwings e criou efeitos sonoros para Star Fox.

Overworld - Super Mario Bros. 3 (1988)


Athletic - Super Mario Bros. 3 (1988)


Title - Pilotwings (1991)



Koji Kondo (à esquerda) e Shigeru Miyamoto (à direita)
Em 1995, ele compôs para a sequencia de Super Mario World, Super Mario World 2: Yoshi Island, até o Nintendo 64, Kondo normalmente escrevia todas as composições para um jogo, terminando com The Legend of Zelda: Ocarine of Time como a última nota em que ele trabalhava sozinho. Desede então ele tem colaborado com outros membros da equipe da Nintendo EAD, assessorar e supervisionar as musicas criadas por outros, bem como o fornecimento de composições adicionais para jogos como Super Mario Galaxy e 2, The Legend of Zelda: Spirit Tracks e Skyward Sword e Super Mario 3D World.

Practice Coures - Super Mario World 2: Yoshi´s Island


Hyrule Fiel Main Theme - The Legend of Zelda Ocarine of Time (1998)

Market - The Legend of Zelda Ocarine of Time (1998)

Gerudo Valley - The Legend of Zelda Ocarine of Time (1998)

Ocarina Zelda´s Lullaby - The Legend of Zelda Ocarine of Time (1998)


Credits - Super Mario Galaxy 2 (2010)



Theme of Skyward Sword Ballad of Goddess - The Legend of Zelda Skyward Sword (2011)



Koji Kondo e Eiji Aonuma.
Suas composições são geralmente baseadas no jogo em questão, jogos como Super Mario, ganharam uma trilha mais animada e descontraída na maior parte do jogo, into a musicas mais agitadas nos chefes, em Zelda, sua trilha é mais calma e combinando com o ambiente, geralmente ambientes abertos ganham musicas mais épicas e em Star Fox a trilha se baseia muito em musicas com tom militar, baseando que o jogo se passa em uma guerra estrelar, fazendo trilhas de militarismo que combinam  com o cenário dos jogos.
Koji Kondo cita como referência bandas de rock como Deep Purple, Lake & Palmer, mas também cita as obras do compositor russo Sargei Rachmaninoff, particularmente seus quatro concertos para piano.
Ele trabalhou nesses jogos abaixo.
(1984)Punch-Out !! Compositor
(1984)Golf. Compositor
(1984)Vs Stroke & Match: Golf. Composição
(1994)Famicom BASIC. Programador de som
(1984)Devil World. Composição, com Akito Nakatsuka.

Title Bgm



(1985)Soccer. Compositor
(1985)Arm Wrestling. Compositor
(1985)Kung Fu. Efeitos Sonoros
(1985)Super Mario Bros. Compositor
(1986)The Legend of Zelda. Compositor
(1986)Nazo no Murasame Jo. Compositor
(1986)Super Mario Bros. The Lost Levels. Compositor.
(1987)Yume Dojo: Doki Doki Panic. Compositor
(1987)Shin Onigashima. Compositor
(1988)Super Mario Bros.2 .Compositor
(1988)Super Mario Bros.3 . Compositor
(1990)Super Mario World. Compositor e Arranjos
(1990)Pilotwings .Programação de Som
(1991)The Legend of Zelda: A Link to the Past. Compositor e Arranjos

Kakariko Village



(1993)Star Fox . Efeitos Sonoros
(1995)Super Mario World 2: Yoshi´s Island . Composição e Arranjos
(1996)Super Mario 64 . Composição e Arranjos

Super Mario 64 Main Theme



(1997) Star Fox 64 . Composição e Arranjos, com Hajime Wakai

Title


(1998)The Legend of Zelda: Ocarine of Time . Composição e Arranjos
(1998)Mario Party . Suporte de Som, com Tardo Bando e Inagaki
(1999)Mario Golf . Supervisor, com Kenji Miki, Shigeru Miyamoto, Takashi Tezuka, Haruki Kodera e Toru Takamatsu.
(2000)The Legend of Zelda: Majora Mask . Composição e Arranjos, com Toru Minegishi
(2000)Mario Tennis . Supervisor, com Takashi Tezuka e Shigeru Miyamoto
(2000)Mario Party 3 . Suporte de Som
(2001)Mario Kart: Super Circuit . Supervisor, com Hiroyuki Kimura, Tadashi Sugiyama, Hideki Konno e Takashi Tezuka
(2002)Super Mario Sunshine . Composição e Arranjos, com Sinobu Tanaka.
(2002)Mario Party 4 . Suporte de som
(2002)The Legend of Zelda: A Link to the Past e Four Swords . Suporte de som
(2002)The Legend of Zelda: The Wind Waker . Composição, com Kenta Nagata, Hajime Watai e Toru Minegishi

The Great Sea


(2003)Mario Golf: Toadstool post . Suporte de som
(2003)Mario Party 5 . Suporte de som
(2003)Mario & Luigi: Superstar Saga . Suporte de som
(2003)Donkey Konga . Suporte de som, com Toru Minegishi
(2004)The Legend of Zelda: Four Swords Adventures . Composição, com Asuka Ohta
(2004)Mario Vs Donkey Kong . Acessor, com Tadashi Sugiyama e Shinya Takahashi
(2004)Mario Power Tennis . Suporte de som
(2004)The Legend of Zelda: Minish Cap . Conselheiro de som
(2004)Mario Party 6 . Suporte de som
(2004)Yoshi Topsy Turvy . Suporte de som
(2005)Mario Party Advanced . Suporte de som
(2005)Mario Superstar Basseball . Suporte de som, com Taro Bando
(2005)Mario Tennis: Power Tour . Suporte de som
(2005)Mario & Luigi: Partners in Time . Suporte de som
(2006)New Super Mario Bros . Compositor, com Asuka Ohta e Hajime Wakai
(2006)Mario vs Donkey Kong 2 . Supervisor de som
(2006)The Legend of Zelda Twilight Princess . Composição, com Toru Minegishi e Asguka Ohta

Ordon Ranch


(2007)Mario Party 8 . Suporte de som
(2007)Super Mario Galaxy . Compositor, com Makito Yokota
(2007)Mario & Sonic at Beijing Olimpic Games 2008 . Supervisor de som, com Taro Bando
(2007)Mario Party DS . Suporte de som, com Keita Hoshi, Shohei Bando e Shiho Yonemoto
(2008)Super Smash Bros Brawl . Arranjo, com vários outros
(2008)Mario Super Sluggers . Suporte de som, Taro Bando, Akito Nakatsuka e Tomokazu Abe
(2009)Mario & Luigi: Bowser Inside Story . Suporte de som
(2009)Mario vs Donkey Kong Mini March Again! . Supervisor Musical
(2009)Mario & Sonic nos jogos Olimpicos de Inverno . Supervisor de som, com Taro Bando
(2009)New Super Mario Bros Wii . Conselheiro de som
(2009)The Legend of Zelda: Spirits Tracks . Composição, com Toru Minegishi, Manaka Tominaga e Osuka Ohta
(2010)Super Mario Galaxy 2 . Compositor, com Mahito Yokota e Ryo Nagamatsu
(2010)Mario vs Donkey Kong: Mini-Land Mayem . Supervisor musical
(2010)Mario Sports Mix . Supervisor Musical
(2011)The Legend of Zelda: Ocarine of Time 3d . Supervisor musical
(2011)Star Fox 64 3d . Compositor, com Hajime Wakai e Satomi Terui
(2011)Mario & Sonic at London Olimpics Games 2012 . Supervisor de som, com Taro Bando
(2011)Fortune Street . Supervisor de som
(2011)The Legend of Zelda: Skyward Sword . Compositor, com Hajime Wakai, Shiho Fuji, Makito Yokota e Takeshi Hama

Fairy´s Fountain


(2012)Mario Party 9 . Supervisor de som
(2012)Mario Tennis Open . Supervisor de som
(2012)New Super Mario Bros 2 . Conselheiro de som, com Yoji Inagaki
(2012)New Super Mario Bros U . Conselheiro de som
(2012)Paper Mario: Sticker Star . Conselheiro de som
(2013)Luigi Mansion Dark Moon . Supervisor de som, com Kazumi Totaka e Yoji Inagaki
(2013)New Super Luigi U . Supervisor de som
(2013)Mario & Luigi: Dream Team . Supervisor de som
(2013)The Legend of Zelda: The Wind Waker HD . Compositor, com Kenta Nagata, Hajime Wakai e Toru Minegishi
(2013)Wii Party U . Supervisor musical
(2013)Mario & Sonic at Sochi Olimpic Winter Games 2014 . Supervisor de som
(2013)Super Mario 3d World . Composição, com Mahito Yokota, Toru Minegishi e Yasuaki Iwata
(2013)Mario Party: Island Tour . Supervisor de som
(2014)Mario Golf: World Tour . Supervisor de som
(2014)Super Smash Bros for Wii U . Arranjo, com varios outros.

Curiosiades: Foi o primeiro compositor profissional a fazer uma trilha sonora de um jogo. Punch-Out (1984)
Kondo baseia suas canções em ritmo oriental, com melodia predominante e poucas harmonias de apoio
Paul MacCartney, ao passar pelo Japão e encontra-lo, cantarolou a musica tema de Super Mario Bros(1985)
Kondo inverteu Saria´s Song de Ocarina of Time e usou como Song of Healing em Majora Mask
Kondo inverteu Zelda Lullaby e usou como tema em Skyward Sword.

Bom espero que gostaram da postagem, ela foi difícil de demorada para se fazer, eu digitei tudo, e tive que entrar em varios sites e traduzir um monte de coisas, Fonte Wikipédia para quesitos basicos, Koji Kondo é hoje o músico mais famoso da Nintendo e talvez dos jogos no geral, como podem ver na postagem, ele dedicou muito tempo para se aperfeiçoar e ser o que ele é hoje, um baita Maestro.
Caso gostou, essa é uma nova serie, quero que compartilhe e +1 para ajudar e além de tudo apoiar, poís ta um trabalho esse blog viu, e como sempre muito obrigado pelo acesso, vote na enquete, acesse outras postagens casso interesse e até a próxima.


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