13 de mai. de 2015

O que é a ''Liberdade Criativa'' que os produtores tanto falam?

Bloodstained Ritual of the Night.
Ultimamente o número de produtores que estão no Kickstater para financiar um projeto  é grande, mas o que esta acontecendo agora é que grandes produtores estão usando o Kickstater para financiar um jogo, no caso um sucessor espiritual, de uma franquia cujo trabalhavam e devido as empresas, não podem mais faze-los.
Nisso podemos destacar Keiji Inafume, criador de Mega-Man, que está com o jogo Mighty Number 9, parte da antiga equipe da Rare, que fundou a Playtonic, que esta produzindo Yooka-Laylee o sucessor de Banjo-Kazooie e agora Koji Igarashi produtor de Castelvania, com o jogo Bloodstained Ritual of the Night. Todos sucessos no Kickstater.
Mas uma coisa que me deixou meio pensativo foi um comentário que eu li em um site, não tirei print, mas aqui vou descrever, o comentário dizia que não entendia o porque de produtores reclamarem de falta de liberdade criativa, pois o que eles querem é fazer um jogo igual ao que eles faziam antes, citou o nome desses jogos acima, meio sem entender o que os produtores querem dizer com liberdade criativa. E é por isso que tive a vontade de fazer essa postagem, para explicar o que significa esse liberdade criativa que certos produtores falam, já que achei interessante para postar aqui.
Primeiro e importante fato, quando um produtor cria ou participa de algum jogo, ele pode muitas das vezes se apegar sentimentalmente ao jogo, não só universo, mas também das mecânicas, o que veio acontecendo na industria é que com o tempo foi ficando cada vez mais limitado as opções de jogos, e na maioria das vezes só vemos algo novo em jogo indie, pois muitos jogos não estão mais sendo lançados devido as empresas, dona dos direitos autorais da franquia, por motivo comercial não querer dar continuação ou querer limitar o jogo ao que eles acham que vai vender, e dar lucros.
Daí o produtor sente limitado a não poder fazer um jogo cujo deseja fazer, seja por falta de interesse da empresa ou por limitações que a mesma impõe, daí devido a frustração gerada, muitos resolvem sair da empresa e tentar um projeto independente, cujo hoje devido ao Kickstater, é possível ter um financiamento sem necessitar da empresa, como não possuem os direitos autorais, decidem criar um sucessor espiritual, pois quando eles falam de liberdade criativa, não significa criar algo novo e inovador, mas sim, ter a liberdade de criar algo que eles querem, da forma que eles desejam, e o que muitos deles querem é dar uma continuação a franquia que eles tanto gostam.
Devido a fatores maiores, a melhor opção que muitos encontram é essa.
Mas não tenham o pensamento de que tais personagens novos, historias novas, são apenas criadas para substituir os personagens e historias que eles não podem usar, eu acredito que o mesmo carinho que eles tiveram com as franquias anteriores, no caso Mega-Man, Banjo-Kazooie e Castelvania, eles tem com as novas, Mighty Number 9, Yooka-Laylee e Bloodstained Ritual of the Night.
Claro isso é uma discussão e peço que comente, coloque sua opinião.
Quero agradecer a sua visita, pedir que de um +1 e compartilhe com seus amigos, visite o Facebook e Google +, muito obrigado mesmo e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário