Nikkei ''Konami trata seus funcionários como prisioneiros''
As coisas não estão boas para a Konami, depois da briga com o maior nome da empresa, Hideo Kojima, a saída da bolsa de valores, muitas brigas internas, o rumor de abandono dos jogos de consoles para apenas a fabricação de jogos mobile e a crise. O que aconteceu hoje, não tinha como não trazer aqui, num relatório do Jornal japonês Nikkei, que fala da Konami, empresa por trás de Metal Gear, Silent Hill e Pro Evolution Soccer, a relação da empresa mudou nos últimos anos, hoje tornou-se muito antiguada.
Segundo Nikkei, isso se agravou em 2010, quando o jogo de mobiles, chamado de Dragon Collection se tornou um sucesso, como produzir jogos de celulares envolve custos de produção mais baixos e lucros enormes, em casos de sucessos. Para se ter ideia o maior jogo em desenvolvimento da Konami, Metal Gear Solid V, esta com um desenvolvimento avaliado em 80 milhões de dólares.
Isso esta fazendo com que a empresa, esteja pensando em mudar o foco, para jogos mobiles, já que no Japão esta fazendo um bom sucesso, mas o que é mais preocupante ainda são as condições de trabalho e a forma que a Konami trata seus funcionários.
Segundo o Nikkei, a Kojima Productions, estúdio por trás do próximo Metal Gear Solid V, é agora apenas, Number 8 Production Department, simplesmente excluindo qualquer menção ao produtor do jogo, Hideo Kojima, já que os mesmo estão brigados, Kojima já disse anteriormente que só vai ficar na Konami até o desenvolvimento do jogo estiver pronto.
Veja alguns atos da Konami, segundo Nikkei.
- Funcionários que saem da empresa durante a pausa para o almoço estão sendo monitorados com cartões de ponto, aqueles que ficam fora por muito tempo, estão tendo seus nomes anunciados em toda a empresa, sendo expostos de forma vergonhosa.
- Existem câmera nos corredores dos escritórios, que não estão lá para a segurança, mas para monitorar os movimentos dos funcionários.
- A maioria dos funcionários da Konami, não tem seus endereços de e-mails da companhia permanentes, somente os que lidam com pessoas de fora da empresa, como vendas e outros assuntos, os demais, tem seus endereços de e-mail trocado de forma randômica a cada alguns meses, os e-mails seguem padrões, sendo obrigados a usar o mesmo e-mail.
- O desenvolvedores que não são vistos como úteis, perante a Konami, são colocados para trabalhar como guardas de segurança, como zelador, pessoal da limpeza, ou até em máquinas de pachi-slot. Isso não é apenas a equipe júnior, inclui também produtores de alto nível, que já trabalharam em jogos bem conhecidos. Em 2013, a Asahi News, outro jornal do Japão, publicou que um ex-funcionário da Konami, que trabalhava em desenvolvimento de jogos, foi retirado de sua função para trabalhar em fábricas de pachi-slot, o que deixou o funcionário muito capes-baixo.
- Um outro ex-funcionário, que anunciou no Facebook que ele estava saindo da Konami e tinha conseguido um novo emprego, em outro lugar, teve seu posto monitorado. E um outro funcionário que curtiu essa publicação foi castigado dentro da empresa, sendo obrigado a trabalhar em funções acima citadas.
É por motivos assim que o clima de trabalho na Konami esta péssimo, que sempre a empresa esta perdendo grandes funcionários que antes produziram vários jogos, A Konami esta de mal a pior e quando mais o tempo passa mais notícias dessas saem, devido a uma péssima diretoria que apenas está tirando o brilho e o prestígio da empresa.
Obrigado pela visita, e até a próxima.
Fontes: Globo, Kotaku e Nikkei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário