
Já falei de clássicos como Alex Kidd in Miracle World, Bubble Bobble, International Superstar Soccer Deluxe.
Hoje vou falar do jogo mais marcante de Super Nintendo que existe, Super Mario World.
Eu sei que seria mais sensato começar pelos jogos de Nes, mas esse me marcou e muito.
O jogo foi produzido por Shigeru Miyamoto, criador da serie, com trilha sonora composta por Koji Kondo, e gráficos personalizados por Shigefumi Hino. Miyamoto afirma que deste Super Mario Bros., a equipe de design queria que Mario montasse num dinossauro, mas acreditavam que era impossível fazer isso no NES. Esse jogo marcou de Yoshi na serie Mario.Segundo Miyamoto o jogo levou cerca de três anos para se fazer e que este é seu jogo favorito do Mario.
Lançado dia 21 de novembro de 1990 no Japão, 13 de agosto de 1991 nos Estados Unidos, 11 de abril de 1992 na Europa e 01 de julho de 1992 na Austrália, o jogo ganhou uma série animada, lançada no dia 14 de Setembro de 1991 nos Estados Unidos, produzida pela DiC Entretenimento e Nintendo.
Equipe: Main Director: Takashi Tezuka, Map Director: Hidequi Konno, Area Director: Katsuya Eguchi, Program Director: Toshihiko Nakago, System Program: Toshio Iwawaki, Object Program: Kazuaki Morita, Background Programmer: Shigehiro Kasamatsu e Tatsunori Takakura, Map Programmer: Tatsuo Nishiyama, Area Data Imput: Yoshihiro Nomoto, Eiji Noto e Satoru Takahata, Character Graphic Designer: Shigefumi Hino, Sound Composer: Koji Kondo, Producer: Shigeru Miyamoto, Executive Producer: Hiroshi Yamauchi, fora os Agradecimentos.
Escute a musica de titulo do jogo, e acompanhe a postagem.
Title Bgm.
Historia.
Depois de salvar o reino dos cogumelos das garras do terrível Bowser e seus capangas Koopas, no final de Super Mario Bros. 3, Mario e Luigi decidem recuperar suas energias, em férias num lugar mágico chamado Dinosaur Land.
Mas, enquanto Mario e Luigi relaxam, a Princesa Toadstool desapareceu. Depois de procurar por horas, Mario e Luigi acharam um ovo enorme na floresta.
De repente, o ovo eclode e dele sai um dinossauro chamado Yoshi, que contou a dupla de bigode, que seus companheiros dinossauros foram capturados por tartarugas monstruosas e presos em ovos como aquele, e que estavam selados por magia.
Luigi logo disse:"Tartarugas! Monstruosas!, Bowser e seu bando voltou!", Mario concordou e junto com Luigi e Yoshi partiram pela Dinosaur Land, encontrar a princesa e libertar os amigos de Yoshi, antes de começarem a aventura, Yoshi deu a Mario uma capa de isse:"Isso pode ajudá-lo, tem poderes mágicos"
Assim a equipe de heróis tem que passar por toda Dinosaur Land, derrotar Bowser e sua gangue, explorando para achar tesouros, itens e concluir sua jornada.
Jogabilidade.
Podemos usar Mario e Lugi no modo multijogador como jogador 2.

A jogabilidade é simples, o direcional move o personagem, podendo escalar, e entrar em canos ,o A, pula num rodopio que deixa o pulo mais forte, podendo quebrar alguns blocos, o B faz o pulo tradicional, que é mais recomendado para saltos em geral, o Y e X, que quando pressionado faz o personagem correr mas que caso tenha um power-up, pressionado uma vez, serve para atacar, R e L mexe a câmera, Start pausa o jogo, caso seja pressionado Select em pause, o jogador é direcionado ao mapa, mas só se tiver concluído a fase em questão e Select usa um item reserva, uma coisa interessante é que se o jogador correr e passar por uma rampa rosa que fica geralmente presa a uma parede, é possível correr na parede.
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Uma coisa interessante no jogo é os power-up, que pode proporcionar ao jogador mais um ataque, no jogo jogamos com um personagem pequeno, onde um ataque o mata, com o Super Mushroom, além de 1000 pontos, o personagem cresce e pode levar um ataque a mais, o Fire Flower que dá 1000 pontos e a capacidade de jogar bolas de fogo, podendo matar inimigos que antes não era possível com o pulo, além de ser mais fácil pois podemos acerta-los de longe e quando isso acontece o mesmo se transforma em moeda, o item muda a roupa do personagem, Mario passa a usar um macacão vermelho e blusa e chapéu branco, Luigi usa um macacão verde e blusa e chapéu branco, o Cape Feather que além de 1000 pontos, da a capacidade de usar um ataque giratório, e se você correr muito pegar um bom impulso e saltar, lhe concede um super pulo, podendo planar no ar, ou cair com tudo, socando o chão e fazendo um grande impacto, esse power-up praticamente lhe concede a capacidade de voar.
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Fora os power-up temos os itens, os mais comum é o Coin, as moedas, que quando se recolhe 100 é concedida uma vida ao jogador, elas estão espalhadas pelas fases ou dentro de blocos, há diversas maneiras de se obter uma, a 1-UP Murshroom que lhe concede uma vida ou 100 moedas, quando esta com o Yoshi ao passar por um ovo, dele sai um 1-UP Murshroom ao invés de um Yoshi, a 3-UP Moon, mais rara que a anterior, também é melhor, lhe concede 3 vidas ou 300 moedas, as Berries, que são frutas espalhadas pelas fases, elas só podem ser pegas por um Yoshi que a come, se comer dez bagas vermelhas o Yoshi bota um ovo com power-up, duas rosas produz uma nuvem moeda de arremesso e frutos verde adicionam 20 segundo ao tempo limite de fase, ela vale o mesmo que uma moeda, Dragon Coin, Moeda do Dragão ou como eu chamo moeda do Yoshi, tem cinco espalhadas por cada fase, que pegas a primeira da 1000 pontos que em seguida dobra e vai amentando, até chegar na quinta moeda, que lhe concede uma vida, a Key e Keyhole, que são chave e fechadura, ao pegar a chave e coloca-la numa fechadura, um nível secreto será desbloqueado, mas elas estão escondidas pela fase, a Switches-P, que são blocos que podem ser pressionado, o Azul transforma as moedas em blocos e vice-versa, podendo revelar blocos invisíveis, a prata transforma alguns inimigos, como Spinies em moedas de prata, ambas tem efeito duradouro e qualquer mudança volta ao normal, e a Magic Ball, que é um item necessário para concluircom êxito o Sunken Ghost Ship.
O jogo consiste em vários mundos.
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Yoshi Island. (Iggy Koopa)
Donut Plains (Morton Koopa Jr.)
Vanilla Dome (Lemmy Koopa)
Twin Bridges (Ludwig von Koopa)
Forest of Illusion (Roy Koopa)
Chocolate Island (Wendy O. Koopa)
Valley of Bowser (Larry Koopa e Bowser)
Bônus.
Star World
Especial World
Além do bônus do jogo, que ao acumular 100 pontos tocando a bandeira no final da fase, eles jogam um bônus, ode tem 9 blocos, sendo 8 com power-up aleatórios, as 8 ficam circulando a do meio, tem que parar na base do pulo, só é possível acertar os blocos áreas inferiores, elas ficam fixas no power-up que foi acertado pelo pulo, mas continuam girando, uma vez que acabado, todos blocos, param, e começa a ver se foi feita uma sequência, em uma linha de 3 iguais, que determina a quantia de vidas que o jogador recebe, sendo possível receber até oito.
Inimigos.


e fogo, o Pokey que é um ser de cactus amarelo, só e possível o derrotar com o uso do Yoshi que engole, partes por partes do corpo dele, assim engolindo ele inteiro, o Monty Mole, que é uma toupeira que sai do chão e é chato, o infeliz tem uma outra versão o Mega Mole que é difícil de matar, sendo melhor ignorar, tem os Dino- Rhino que é um dinossauro grande que cospe um jato de fogo para cima, e quando acertado ele vira dois Dino-Torch, versão menor do mesmo.

Vale destacar o Hothead e o Lil Spark, que são bolas de fogo que circular plataformas, o Bony Beetle, que é um bichinho pequeno que mostra uns espinhos para se defender, o Dry Bones, que é um Koopa normal, só que quando derrotado por pulo, ele pode reviver, o Thwimp que é como Thwomp, só que menor e que pula de lado para lado, o Ball 'n' Chain que é uma bola de espinhos que tem em castelos, que fica preso numa corrente e fica mexendo para de acertar, sendo mais uma armadilha que inimigo e o Reznor, sub chefe que é um rinoceronte que solta bolas de fogo, pode ser derrotado ao pular na parte inferior da plataforma onde se encontra, encontrado em bando, eles ficam numa roda giratória com geralmente 4, tem que vence-los rápido se não o chão desaparece.

Fora inúmeros inimigos a mais, destaquei apenas alguns.
O jogo que tem uma boa variedade de itens e power-up, não decepciona com inimigos, possuindo uma variedade maior do que eu citei, só citei aqui alguns que eu acho mais importantes para falar, claro tudo na minha opinião.
Além disso varias fases e consequentemente, varias musicas foi feita para o jogo, a cargo de ninguém menos que Koji Kondo.
Trilha sonora.
Composta por Koji Kondo.
Citarei dez musicas aqui, fora a titulo que coloquei no inicio.

Overwold Theme.
Underground Theme.

Haunted House.
Invincible.

Bonus Screen.
Player Down.

The Evil King Koopa.
Nada melhor que terminar com o Encerramento do jogo.
Ending.
Abaixo uma longplay do jogo.
Vídeo do canal do youtube:https://www.youtube.com/channel/UCVi6ofFy7QyJJrZ9l0-fwbQ

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Obrigado pela visualização, até a próxima.
Recomendo a postagem feita sobre Koji Kondo.
Fonte para parte da matéria. 1
Musicas pelo site: http://downloads.khinsider.com/game-soundtracks/album/super-mario-world-original-soundtrack, pode acessar ele para baixar as faixas.
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