8 de abr. de 2015

Super Mario World .Falando do jogo.


Já falei de clássicos como Alex Kidd in Miracle World, Bubble Bobble, International Superstar Soccer Deluxe.
Hoje vou falar do jogo mais marcante de Super Nintendo que existe, Super Mario World.
Eu sei que seria mais sensato começar pelos jogos de Nes, mas esse me marcou e muito.
O jogo foi produzido por Shigeru Miyamoto, criador da serie, com trilha sonora composta por Koji Kondo, e gráficos personalizados por Shigefumi Hino. Miyamoto afirma que deste Super Mario Bros., a equipe de design queria que Mario montasse num dinossauro, mas acreditavam que era impossível fazer isso no NES. Esse jogo marcou de Yoshi na serie Mario.Segundo Miyamoto o jogo levou cerca de três anos para se fazer e que este é seu jogo favorito do Mario.
Lançado dia 21 de novembro de 1990 no Japão, 13 de agosto de 1991 nos Estados Unidos, 11 de abril de 1992 na Europa e 01 de julho de 1992 na Austrália, o jogo ganhou uma série animada, lançada no dia 14 de Setembro de 1991 nos Estados Unidos, produzida pela DiC Entretenimento e Nintendo.
Equipe: Main Director: Takashi Tezuka, Map Director: Hidequi Konno, Area Director: Katsuya Eguchi, Program Director: Toshihiko Nakago, System Program: Toshio Iwawaki, Object Program: Kazuaki Morita, Background Programmer: Shigehiro Kasamatsu e Tatsunori Takakura, Map Programmer: Tatsuo Nishiyama, Area Data Imput: Yoshihiro Nomoto, Eiji Noto e Satoru Takahata, Character Graphic Designer: Shigefumi Hino, Sound Composer: Koji Kondo, Producer: Shigeru Miyamoto, Executive Producer: Hiroshi Yamauchi, fora os Agradecimentos.
Escute a musica de titulo do jogo, e acompanhe a postagem.
Title Bgm.


Historia.
Depois de salvar o reino dos cogumelos das garras do terrível Bowser e seus capangas Koopas, no final de Super Mario Bros. 3, Mario e Luigi decidem recuperar suas energias, em férias num lugar mágico chamado Dinosaur Land.
Mas, enquanto Mario e Luigi relaxam, a Princesa Toadstool desapareceu. Depois de procurar por horas, Mario e Luigi acharam um ovo enorme na floresta.
De repente, o ovo eclode e dele sai um dinossauro chamado Yoshi, que contou a dupla de bigode, que seus companheiros dinossauros foram capturados por tartarugas monstruosas e presos em ovos como aquele, e que estavam selados por magia.
Luigi logo disse:"Tartarugas! Monstruosas!, Bowser e seu bando voltou!", Mario concordou e junto com Luigi e Yoshi partiram pela Dinosaur Land, encontrar a princesa e libertar os amigos de Yoshi, antes de começarem a aventura, Yoshi deu a Mario uma capa de isse:"Isso pode ajudá-lo, tem poderes mágicos"
Assim a equipe de heróis tem que passar por toda Dinosaur Land, derrotar Bowser e sua gangue, explorando para achar tesouros, itens e concluir sua jornada.

Jogabilidade.

Podemos usar Mario e Lugi no modo multijogador como jogador 2.
O jogo é de plataforma 2D, onde o objetivo é chegar no fim da fase e passar pela barreira, que pode dar pontos bônus ao jogador que vai de zero a 100, quando chega ao 100, tem um bônus que pode dar ao jogador várias vidas, mas para isso ele deve encontrar vários inimigos e coletar power-ups e itens para concluir a fase. Com fases em solo, água, florestas, lugares altos, sub-solos, casas mal-assombradas, e castelos de chefes.
A jogabilidade é simples, o direcional move o personagem, podendo escalar, e entrar em canos ,o A, pula num rodopio que deixa o pulo mais forte, podendo quebrar alguns blocos, o B faz o pulo tradicional, que é mais recomendado para saltos em geral, o Y e X, que quando pressionado faz o personagem correr mas que caso tenha um power-up, pressionado uma vez, serve para atacar, R e L mexe a câmera, Start pausa o jogo, caso seja pressionado Select em pause, o jogador é direcionado ao mapa, mas só se tiver concluído a fase em questão e Select usa um item reserva, uma coisa interessante é que se o jogador correr e passar por uma rampa rosa que fica geralmente presa a uma parede, é possível correr na parede.
O destaque vai para quando o jogador usa o Yoshi, o A sai dele, pressionando junto com direcional para cima, o jogador é impulsionado num pulo alto, o X e Y, usa o ataque especial do Yoshi, onde ele lança a língua no inimigo e o come, podendo comer frutas pelas fases, moedas e caso das tartarugas ele pode prender na boca por um tempo antes de engolir, o verde ele cospe o casco e ele sai normal, o vermelho ele cospe três bolas de fogo, o azul ele cria assas e pode voar num período de tempo até engolir o casco e o amarelo o da super força que acaba quando o caso é engolido, tem quatro cores de Yoshi, Verde, Vermelho, Azul e Amarelo que já usa o ataque das tartarugas de respectivas cores, são mais raras mesmo engolindo uma de cor diferente, as cores Vermelho, Azul e Amerlo e o Yoshi bebê, que é pequeno e não pode ser montado, ele cresce ao comer um cogumelo ou cinco inimigos e blocos, cada vez que ele come um inimigo o jogador ganha 200 pontos e uma moeda.
Uma coisa interessante no jogo é os power-up, que pode proporcionar ao jogador mais um ataque, no jogo jogamos com um personagem pequeno, onde um ataque o mata, com o Super Mushroom, além de 1000 pontos, o personagem cresce e pode levar um ataque a mais, o Fire Flower que dá 1000 pontos e a capacidade de jogar bolas de fogo, podendo matar inimigos que antes não era possível com o pulo, além de ser mais fácil pois podemos acerta-los de longe e quando isso acontece o mesmo se transforma em moeda, o item muda a roupa do personagem, Mario passa a usar um macacão vermelho e blusa e chapéu branco, Luigi usa um macacão verde e blusa e chapéu branco, o Cape Feather que além de 1000 pontos, da a capacidade de usar um ataque giratório, e se você correr muito pegar um bom impulso e saltar, lhe concede um super pulo, podendo planar no ar, ou cair com tudo, socando o chão e fazendo um grande impacto, esse power-up praticamente lhe concede a capacidade de voar.
Ainda tem o Power Ballon, que faz o seu personagem inflar como balão e lhe concede a capacidade de flutuar no ar por um curto período de tempo, sem ganho de ponto, as Asas para Yoshi que leva o a um bônus no céu, e no final transforma qualquer Yoshi em um Yoshi azul, e a clássica estrela, que concede ao jogador uma invencibilidade temporária que ao pegar outra estrela nesse modo, aumenta o tempo, pode matar os inimigos com um toque, e conseguir 1000 pontos, quando mais inimigos forem derrotados enquanto invencível esses pontos vão aumentando, até chegar num ponto que o jogador passa a receber vidas, dependendo do inimigo pode ser até duas vidas.
Fora os power-up temos os itens, os mais comum é o Coin, as moedas, que quando se recolhe 100 é concedida uma vida ao jogador, elas estão espalhadas pelas fases ou dentro de blocos, há diversas maneiras de se obter uma, a 1-UP Murshroom que lhe concede uma vida ou 100 moedas, quando esta com o Yoshi ao passar por um ovo, dele sai um 1-UP Murshroom ao invés de um Yoshi, a 3-UP Moon, mais rara que a anterior, também é melhor, lhe concede 3 vidas ou 300 moedas, as Berries, que são frutas espalhadas pelas fases, elas só podem ser pegas por um Yoshi que a come, se comer dez bagas vermelhas o Yoshi bota um ovo com power-up, duas rosas produz uma nuvem moeda de arremesso e frutos verde adicionam 20 segundo ao tempo limite de fase, ela vale o mesmo que uma moeda, Dragon Coin, Moeda do Dragão ou como eu chamo moeda do Yoshi, tem cinco espalhadas por cada fase, que pegas a primeira da 1000 pontos que em seguida dobra e vai amentando, até chegar na quinta moeda, que lhe concede uma vida, a Key e Keyhole, que são chave e fechadura, ao pegar a chave e coloca-la numa fechadura, um nível secreto será desbloqueado, mas elas estão escondidas pela fase, a Switches-P, que são blocos que podem ser pressionado, o Azul transforma as moedas em blocos e vice-versa, podendo revelar blocos invisíveis, a prata transforma alguns inimigos, como Spinies em moedas de prata, ambas tem efeito duradouro e qualquer mudança volta ao normal, e a Magic Ball, que é um item necessário para concluircom êxito o Sunken Ghost Ship.
O jogo consiste em vários mundos.
Normais.
Yoshi Island. (Iggy Koopa)
Donut Plains (Morton Koopa Jr.)
Vanilla Dome (Lemmy Koopa)
Twin Bridges (Ludwig von Koopa)
Forest of Illusion (Roy Koopa)
Chocolate Island (Wendy O. Koopa)
Valley of Bowser (Larry Koopa e Bowser)
Bônus.
Star World
Especial World
Além do bônus do jogo, que ao acumular 100 pontos tocando a bandeira no final da fase, eles jogam um bônus, ode tem 9 blocos, sendo 8 com power-up aleatórios, as 8 ficam circulando a do meio, tem que parar na base do pulo, só é possível acertar os blocos áreas inferiores, elas ficam fixas no power-up que foi acertado pelo pulo, mas continuam girando, uma vez que acabado, todos blocos, param, e começa a ver se foi feita uma sequência, em uma linha de 3 iguais, que determina a quantia de vidas que o jogador recebe, sendo possível receber até oito.

Inimigos.

O jogo é rico em inimigos, temos os comuns Koopas, agora andando em duas patas, continua no sistema normal, em que o verde é o mais lerdo que cai das plataformas, os outros conseguem identificar uma queda, o fim da plataforma e dão uma curva, além de Koopas alados, temos os Koopas sem o casco que andam a procura de um, se você jogar um casco na direção deles, ele podem revidar jogando de volta, podem ser mortos quando caídos no chão com um chute, que é executado passando apenas encostando neles, os Super Koopas que usam o item Cape Feather, e não estão tão vulneráveis, ao pular em cima, além de matar, pode receber uma Cape Feather, mas só naqueles inimigos cujo a capa está brilhando com cor vermelha.
Temos o Rex, um dinossauro comum, que ao pular nele de maneira tradicional, ele não morre de no primeiro golpe, ele fica todo amassado e com dois golpes executa o bicho, temos o Goomba numa especie diferente do tradicional, ao pular nele, ele não morre apenas vira, podendo ser pego para se arremessar num outro inimigo, caso jogado num outro Goomba,os dois são eliminados juntos, os Para-Goombas que descem de paraquedas na fase, tem o Bob-Omb, que é uma bomba ambulante que pode explodir, também tem o Para-Bomb que desce de paraquedas, temos o Fishin' Lakitu que é uma especie de Koopa numa nuvem ele usa uma vara de pescar e pode ter um item, tem o Lakitu normal que joga Spiny na tela, ambos voam, e quando derrotados por um pulo, pode se pegar a nuvem, tem o Volcanus lotus que pode fica no chão e cospe bolas d
e fogo, o Pokey que é um ser de cactus amarelo, só e possível o derrotar com o uso do Yoshi que engole, partes por partes do corpo dele, assim engolindo ele inteiro, o Monty Mole, que é uma toupeira que sai do chão e é chato, o infeliz tem uma outra versão o Mega Mole que é difícil de matar, sendo melhor ignorar, tem os Dino- Rhino que é um dinossauro grande que cospe um jato de fogo para cima, e quando acertado ele vira dois Dino-Torch, versão menor do mesmo.
Em certas fases temos outros inimigos, como em fase com lava que tem o Blarg, ser que sai da lava para pegar o jogador, em fases aquáticas tem o mais infeliz dos inimigos, o Rip Van Fish que fica dormindo, mas ao se aproximar ele acorda e de persegue, mas não é coisa pouca o bicho tem horas que sai de lugares inimagináveis só para fazer você o odiá-lo, mas não é difícil matar ele, nas fases mal-assombradas temos os Boo ''Buddies'' que andam juntos e formam círculos, com o intuído de dificultar a passagem, sempre tem uma passagem no meio, os Boo normais, que quando você olha para eles eles ficam parados e quando você vira as costas o mesmo lhe persegue, e a Big Boo que é a mesma coisa, só que maior.
Vale destacar o Hothead e o Lil Spark, que são bolas de fogo que circular plataformas, o Bony Beetle, que é um bichinho pequeno que mostra uns espinhos para se defender, o Dry Bones, que é um Koopa normal, só que quando derrotado por pulo, ele pode reviver, o Thwimp que é como  Thwomp, só que menor e que pula de lado para lado, o Ball 'n' Chain que é uma bola de espinhos que tem em castelos, que fica preso numa corrente e fica mexendo para de acertar, sendo mais uma armadilha que inimigo e o Reznor, sub chefe que é um rinoceronte que solta bolas de fogo, pode ser derrotado ao pular na parte inferior da plataforma onde se encontra, encontrado em bando, eles ficam numa roda giratória com geralmente 4, tem que vence-los rápido se não o chão desaparece.
E também o Wiggler que é o centopeia, e o clássico Chargin' Chuck, um Koopa com um capacete de futebol americano, que pode ser encontrado, pulando, jogando baseball, futebol americano, ao ser acertado uma vez ele começa a persegui-lo, podendo até em alguns casos se multiplicar, ele é conhecido com simplesmente Capacete que além de jogar esses esportes joga futebol, ao lado do tartaruga amarelo e o centopeia.
Fora inúmeros inimigos a mais, destaquei apenas alguns.
O jogo que tem uma boa variedade de itens e power-up, não decepciona com inimigos, possuindo uma variedade maior do que eu citei, só citei aqui alguns que eu acho mais importantes para falar, claro tudo na minha opinião.
Além disso varias fases e consequentemente, varias musicas foi feita para o jogo, a cargo de ninguém menos que Koji Kondo.

Trilha sonora.

Composta por Koji Kondo.
Citarei dez musicas aqui, fora a titulo que coloquei no inicio.

Map 1 (Yoshi's Island).


Overwold Theme.


Underground Theme.


Haunted House.


Invincible.


Course Clear Fanfare.


Bonus Screen.


Player Down.


The Evil King Koopa.


Nada melhor que terminar com o Encerramento do jogo.
Ending.


Abaixo uma longplay do jogo.

Vídeo do canal do youtube:https://www.youtube.com/channel/UCVi6ofFy7QyJJrZ9l0-fwbQ
Super Mario World foi um marco na historia dos videogames, o jogo mais vendido de Super Nintendo com cerca de 20 milhões de unidades vendidas, é o mais nostálgico jogo do console, lembrado por gerações, um jogo que felizmente está sendo lembrado em Mario Maker jogo que será lançado ainda esse ano pra Wii U.
Obrigado por ler, caso gostou de um +1 e compartilhe com seus amigos, nos siga no Facebook, Google+ e nosso blog parceiro Arth Gamers.
Obrigado pela visualização, até a próxima.
Recomendo a postagem feita sobre Koji Kondo.
Fonte para parte da matéria. 1
Musicas pelo site: http://downloads.khinsider.com/game-soundtracks/album/super-mario-world-original-soundtrack, pode acessar ele para baixar as faixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário