Estavam disputando algumas series da Sega, dentre elas Altered Beast, Baku-Baku Animal, Ecco The Dolphin, Fantasy Zone, Golden Axe, Out Run, Phantasy Star, Streets of Rage, Shinobi e Wonder Boy. Resultado completo aqui.
A serie vencedora foi essa, escolhi logo o primeiro jogo da serie, o que foi lançado para o Master Sytem.
Desenvolvido pela RD4, o jogo contou com Rieko Kodama, que trabalhou no Desin Executivo, creditada como Phoenix Rie, e com Yuji Naka, que trabalhou como Programador Chefe, creditado como Muuuu Yuji, responsável pelos excelentes gráficos do jogo, o mesmo mais tarde foi o criador do Sonic.
O jogo ainda contou com a trilha sonora de Tokuhiko Uwabo, cujo já falei do mesmo em outra postagem, o link para ela está aqui.
O jogo foi lançado no 20 de Dezembro de 1987 no Japão, em 1988 nos Estados Unidos e Europa.
O mesmo teve versão para Mega Drive, Saturn, Game Boy Advance e um remake para PlayStation 2.
O jogo é o primeiro de uma incrível serie de RPG da Sega.
O mesmo foi lançado no Brasil, pela Tec Toy, distribuidora oficial da Sega no Brasil, e marcou muitas pessoas por aqui, onde teve boas vendas, o jogo ganhou uma tradução oficial no nosso idioma, isso mesmo, e não é de hoje que os jogos tem uma versão em português brasileiro, e eu acredito que se esse foi o primeiro jogo a dar suporte ao nosso idioma.
Isso claro com um bom marketing da Tec Toy, que fez do Master System um sucesso aqui.
A trilha sonora composta por Tokuhiko Uwabo, nota que a versão japonesa aproveitou as capacidades de som FM fornecidos pela Yamaha YM2413, como a versão norte americana por exemplo não tem essa capacidade, agora acompanhe a postagem ouvindo um medley do jogo.
Um dos mapas do jogo. |
O jogo se passa num tempo futurista, em um sistema solar chamado Algol, com três planetas nomeados, Palma, Motavia e Dezoris. O jogo começa em Plama que é um planeta exuberante, Motavia é um planeta deserto e Dezoris é um planeta de gelo.
A protagonista do jogo é Alis, uma garota que vê seu irmão, Nero, morto e sai para vingá-lo.
Nisso, o jogo oferece muita aventura, combate, inimigos e aliados.
Abaixo os protagonistas do jogo, com uma breve descrição.
Alis Landale.
A protagonista do jogo, uma garota de 15, que presenciou a morte de seu irmão Nero, pelas mãos dos Roborcops, antes de morrer, Nero fala para Alis encontrar um homem chamado Odin, para ajudá-la, Alias parte em busca dos mesmo objetivos de seu irmão, desmascarar La Shiec e vingar a sua morte.
Ela usa espadas, pode usar armaduras e escudos e usar algumas magias.
Myau.
Myau, pertence a uma raça inteligente com aspecto de um gato, ele esta em uma missão para salvar seu amigo Odin que foi transformado em pedra pela Medusa. Leva consigo o Alsulin, um antídoto que pode curar um ser vivo transformado em pedra. Se une a Alis logo em uma loja de Paseo, capital de Motavia. E claro não esquecendo ele é ele. Bicho Macho.
Usa garras como armas e pode desarmar armadilhas.
Odin.
Junta-se na equipe apos ser salvo por Alis e Myau, ele jura vingança pelo que lhe ocorreu e pela morte de Nero, seu amigo.
Ataca usando pistolas, incapaz de usar magia, ele seria o fortão do grupo. Pode usar armaduras e armas que Alis não pode, devido ao porte físico.
Noah.
O ultimo personagem a entrar no grupo, ele poderoso e tem habilidade de usar uma grande variedades de feitiços, porém é meio arrogante e demora a aceitar entrar no grupo.
Aparenta ser frágil no combate físico, mas não é.
Agora sabendo dos principais personagens, vou falar mais do jogo.
Viva :)
O jogo de RPG, usa muito bem a capacidade de hardware do Master e é mais belo RPG de sua época, isso graças um cartucho de 4 Megabits, ou melhor dizendo 512 KB de rom, maior que os primeiros jogos do console, que possuíam 128 KB.
Ao lado comparação de Phantasy Star com jogo de RPG do Nes, como Dragon Quest I e II e Final Fantasy I.
Como não se bastasse tais gráficos, superiores, o jogo ainda tem belos cenários, e um chamativo modo em primeira pessoa, para conversar com os Npcs e enfrentar inimigos, e é claro os tão característicos labirintos em 3D.
Phansaty Star poderia ser um jogo apenas para pegar carona no sucesso dos RPG, mas ele veio para bater de frente, como podem ver.
O jogo conta com um sistema de batalha diferente dos demais, aqui não usamos os ataques em qualquer inimigo, pois quando tem um grupo de inimigos iguais, vemos apenas um, para representar, e os demais só vemos o nome no canto da tela, isso faz com que os ataques de vez enquanto saem de forma aleatória.
Isso não diminui a estratégia do jogo, na verdade faz com que o jogador tenha que criar uma estratégia específica para este jogo.
Eu gostei disso, é um baita diferencial no jogo.
Os labirintos guardam várias armadilhas, e é fácil de se perder, sério tem jogadores que tem pavor desse labirintos, e eles fica gravados na memória, não a forma de passar por eles, mas a imagem.
no jogo podemos usar veículos, e conhecemos cada
Começando pelos Motavianos seres com o corpo coberto de pelos, semelhantes a roedores, usam um capuz, e me lambra os Jawas de Star Wars. Dezorianos seres de coloração verde, e os Palmanos que são os humanos comuns do jogo.
Mas os inimigos são os mais diferentes possível um dos outros, serio a variedade é grande, vai de Slime, critaturas mitológicas como Meduas e Manticores e seres de ficção científica como andróides.
No jogo ainda podemos conversar com os inimigos, alguns são pacíficos e saem da luta, assim acabando a batalha, mas o resto não tem jeito e na base da porrada mesmo.
Como todos os RPG tem lugares que só podem ser acessados depois de determinado evento, acontecimento ou item, veículos.
Tem lugares onde os inimigos são mais fortes, e como eu sempre tenho que ir para esse lugares na hora errada, eu levo uma surra bonita.
Bonita para os inimigos, por que para min é triste. :(
Como o jogo é difícil, pelo menos os labirintos são, nesse caso até os itens podem ter armadilhas, e é melhor tomar cuidado.
Se perder é fácil, e muitas pessoas usam um mapa como auxilio, pois tem pessoas que se dependesse quebraria o controle de raiva.
O mais legal é mesmo a tradução da Tec Toy, como RPG é gênero um jogo cheio de textos, e muitos desses são importantes para prosseguir na jornada, e os menu de luta são em texto, a versão brasileira é muito acessível, e boa, não é necessário entender de inglês para jogar, e é claro facilita na hora de conhecer a historia do jogo, sobre os personagens, o que tem que fazer, os menus, os textos, tudo fica mais fácil, graças ao belo trabalho da Tec Toy, que considero a melhor distribuidora de jogos que já esteve no Brasil.
Claro como esquecer aquela frase do jogo: "Você gosta dos jogos da Tec Toy?'' se respondermos sim o Npc dizia "Claro os jogos Tec Toy são os melhores'' e se respondermos não ''Se você não gosta por que joga tando''.
Clássico. Merchandising até dentro do jogo.
E como sou brasileiro, por que não elogiar o belo trabalho que a Tec Toy teve com o jogo e no marketing, isso fez o jogo ser um clássico aqui no Brasil, e muitos lembram com carrinho do jogo e do trabalho da mesma.
Abaixo uma gameplay do jogo para você ver ele em ação.
Canal que fez o vídeo abaixo
https://www.youtube.com/channel/UCVi6ofFy7QyJJrZ9l0-fwbQ
Créditos ao mesmo.
Phantasy Star é um clássico da Sega, dos videos games, e o maior RPG do Master System, o jogo que devido a sua facilidade, não de Gameplay, mas sim de compreender, já que teve versão traduzida, fez dele o primeiro RPG de muitos jogadores, e tem muitas pessoas que dizem que ele foi o responsável por gostarem de RPG.
Quero agradecer você por visitar o meu blog, e por ler a postagem, caso tenha gostado peço que de um +1 em compartilhe.
Visite o Facebook e Google + do blog.
Muito obrigado pela sua visita.
Abaixo alguns dos links para ajudaram na hora de fazer a postagem
1, 2
Site da musica. Aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário