8 de jul. de 2015

Hirokazu ''Hip'' Tanaka: Os cara do jogo ESPECIAL.


E hoje, com uma postagem especial, vou dar sequência a uma serie de postagens que adoro fazer, que é os cara do jogo. Desta vez devido a incrível quantidade de conteúdo que encontrei, e devido a fazer um bom tempo que não publico nada a respeito aqui no blog, decidi então fazer uma postagem especial. Para construir a postagem, usei trechos da entrevista do mesmo com a Gamasutra.              

Espero que goste, pois fiz a mesma com muita atenção e cuidado para que lhe agrade. Hoje vou falar de Hirokazu ''Hip'' Tanaka.
Hirokazu Tanaka, também conhecido como Hip Tanaka e Chip Tanaka, é um compositor, desingner de som, músico e também presidente, isso mesmo, hoje ocupa o cargo de presidente da Creatures Inc.
Nasceu no dia 13 de dezembro de 1957, na cidade de Kyoto, no Japão, o mesmo toca ritmos como Chiptune, dub e reggae. Chiptune é uma espécie de música eletrônica 8-Bit, produzida a partir de chips de som, consoles de videogames, arcades e pode ser até emulada, e dub, é música eletrônica que nasceu como um sub-gênero do raggae, mas se estende além disso. Ativo no ramo do jogos deste 1980, o mesmo já participou dos conjuntos Roots Rockers, High Way e dos Shampoos.
Além de compositor, trabalhou também na criação do Hardware de áudio do Famicom e Game Boy, e como co-projetador do NES Zapper, Game Boy Camera e Game Boy Printer.
Agora conheça mais do mesmo.
1973 Hall of Musican Instrument Shop
Filho de mãe professora, que o colocou em aulas de piano, Tanaka começou a estudar a música de forma mais seria na escola primária, estudou na Yamaha Music School e fora disso não recebeu qualquer outra formação formal, já tentou formar uma banda nesse tempo, junto a amigos, formando no ensino médio, bandas covers do Beatles e Elton John, que de vez em quando realizavam apresentações na escola. Mas tarde criou uma obsessão por Reggae music, e em sua adolescência esteve em uma banda de Reggae, que foi o Roots Rockers, e tocou em eventos de música como o Reggae Sunsplash, realizado em Osaka.
Já sobre o conjunto Shampoos, Tanaka o descreve como uma banda local, e que seus show nunca eram algo formal. Em suas apresentações, ele pode conhecer Sly e Robbie, também músicos.
Logo após se formar na universidade com um diploma em engenharia eletrônica, em 1980, o mesmo encontrou num jornal uma vaga para engenheiro de som na Nintendo, e foi aceito. Porém, como a banda do mesmo foi selecionada como finalista em um concurso de música, e teve a grande chance de estrear como profissional, isso o deixou num ponto aonde tinha que decidir entre a banda ou o emprego na Nintendo, e decidiu ficar na Nintendo, segundo o mesmo a banda encontrou um substituto.
Muito preocupado com o trabalho, comprou vários livros técnicos, e seu primeiro trabalho foi projetar os sons para Space Firebird, jogo de arcade, do gênero shooter, lançado em 1980. ''Foi tão difícil, eu tive que projetar não só o som, mas fazer tudo, desde a seleção de amplificadores para configurar os altifalantes para a máquina arcade'' - Hirokazu Tanaka sobre o trabalho com Space Firebird.
Hirokazu Tanaka, primeiro a esquerda com colegas de trabalho
Após isso trabalhou em Donkey Kong, de 1981, fornecendo os efeitos sonoros para os passos e saltos de Mario, na época ainda chamado de Jumpman. Ele ainda tentou colocar no jogo, síntese de voz para a Pauline, mas a ideia foi vetada. Donkey Kong 3 de 1983 foi o primeiro jogo que Tanaka atuou como compositor e como designer de efeitos sonoros, sua maneira de compor a trilha sonora de um jogo, começou a partir pela sua obsessão pelo gênero musical dub, como no jogo Wrecking Crew de 1985. '' Se ouvir a trilha sonora de Wrecking Crew, você poderia reconhecer algumas partes da trilha sonora, só de Drum and Bass. Eu percebi que poderia tirar o máximo proveito da música do jogo, num dub como estrutura das músicas, seria uma grande solução, assim acabou por ser uma idéia para trabalhar em torno das limitações do software do jogo. Eu tocava a melodia em algumas partes, em seguida, cortava e inseria uma peça apenas como bateria e baixo, e vice-versa. Ninguém estava fazendo isso, e foi o que eu queria fazer'' - Tanaka usava efeitos sonoros para simular sons de bateria e baixo, deixando as trilhas sonoras mais complexas.
Wrecking Crew (1983)
Musica: Theme


Esse tempo Tanaka conta como bom, trabalhando na Nintendo sempre com novos postos de trabalho, e segundo o mesmo foi na Nintendo aonde aprendeu a trabalhar em computadores. Nessa época, quando trabalhava em tempo integral na Nintendo, Tanaka continuou fazendo shows em Osaka e Tóquio com os Shampoos. Em 1985 e 1986, gravaram a 45 rpm ''Thunder Dub'' e segundo Tanaka ele pessoalmente não vê a diferença entre as músicas que compõe para jogos e a música que compõe em seu tempo de folga.

O Álbum chamado de Shampoo's Orange teve como músicas as seguintes.

One Day (Inst.)
Good Synthesizer
Thunder Dub (Inst.) 
My Sweet Raggae
Only You
Mexico (Inst.)
Raggae Party
Yellow Kingdom Dub (Inst.)
Hony Dub (Inst.)
Infelizmente não encontrei músicas.
Em 1986, Hirokazu Tanaka trabalhou com Metroid, abaixo confira um trecho da entrevista do site Gamasutra,aonde foi perguntado sobre a trilha sonora de Metroid.
Com Ry Cooder
Hirokazu ''Hip'' Tanaka : '' O som para jogos na época que Metroid estava em desenvolvimento, começou a ganhar mais respeito e ser devidamente chamada como música de jogo. Até mesmo a mídia falou a respeito e começamos a ver muitos artigos sobre música de jogo. Então, muitos designers de som em muitos estúdios começaram a competir uns com os outros, criando melodias otimistas para a música do jogo, as música, chamadas como por estavam por toda a parte, e a indústria ficou encantada, mas eu, não estava feliz com a tendência, por que essas melodias não eram necessariamente compensada com os gostos e as atmosferas que os jogos originalmente tinham.
O design de som para Metroid foi, portanto, feita para ser a antítese para essa tendência. Eu tinha um conceito que deve ser criado a música para Metroid não como música de jogo, mas como a música, o jogadores se sintam como se estivessem enfrentando uma criatura viva. Eu queria criar o som sem quaisquer distinções entre música e efeitos sonoros. A imagem que eu tinha era: ''Tudo o que sai do jogo é som que faz o jogo''.
Suponho que alguns dos jogadores sentiram que era pouco pesado demais. Naquela época, muitas pessoas disseram que a trilha sonora do jogo Metroid era muito grave. No entanto, creio que conseguiu enfatizar a característica de Metroid sincronizando o tema da música com o tema do jogo, onde o jogador deve espacapar de um labirinto subterrâneo''.
Isso é um fator muito importante para a trilha sonora de um jogo, ela tem que fazer sentido com o contexto do jogo e isso Tanaka defende.
1977 Ao vivo em Morinomiya Hall em Osaka. No teclado.
Metroid (1986)
Musica: Title.

Musica: Brinstar.

Musica:Norfair.

Musica: Victorious.


Em 1990, foi a vez de Dr. Mario, Tanaka começou a observar um número crescente de compositores sérios de jogos, que tinham se formado em escolas de músicas. Isso influenciou Tanaka a incorporar dispositivos musicais mais complexos, como a modulação métrica. Dr. Mario foi, aonde Tanaka tinha afirmado a sua personalidade musical em um jogo.
198? em Candy Hall em Osaka (Guitarista) - Roots Rockers
Dr. Mario (1990)
Musica:Fever (Game Boy Version)

Musica:Fever (NES/Famicom Version)


Em 1994, no conselho de EarthBound, junto com Tsunekazu Ishihara, Tanaka se juntou a Criatures Inc. como compositor, onde ele iria acabar compondo várias músicas para o anime Pokémon. Apesar de seus temas não serem utilizados no Ocidente, eles inspiraram best-seller singles e álbuns no Japão devido a sua popularidade por lá. Tanaka acabou sedo proibido pela Nintendo para continuar a escrever mais músicas para o anime, devido à sua política de não permitir que os funcionários trabalhem para outras empresas, por isso ele se demitiu da Nintendo e se juntou na Creatures Inc. em tempo integral em 1999.
Em 2000, Tanaka começou a se apresentar em clubes de dança japonesa sob o nome de ''Chip Tanaka''. O apelido foi sugerido por uma conhecida, como Tanaka pensou ''Hip Tanaka'' foi muito associado a seu tempo na Nintendo.
Em 2001 de tornou presidente da Creatures Inc.
1988 em Muse Hall em Osaka (Muse3)
Dentre as suas influências musicais, Tanaka destaca Bria Wilson, Randy Newman, Stackridge, Yabby U, The Flying Lizards, Prince, Lalo Rodriguez, My Bloody Valentine, Frank Zappa, Keiichi Suzuki, Hal Willner, Sly Dunbar, Jah Wobble e The Slits. O ''Hip'' de ''Hip Tanaka'' vem de hip hop e seu artista favorito do gênero é A Trible Called Quest.
Agora confira os jogos aonde ele participou, com musica. Nem todos os jogos será possível colocar musica e os jogos cujo já mostrei musicas antes, não colocarei de novo.
Space Firebird (1980)
Radar Scope (1980)
Heli Fire (1980)
Mickey & Donald (1982)
Donkey Kong 2 (1982)
Donkey Kong 3 (1983)
Pinball (1983)
Mario's Cement Factory (1983)
Donkey Kong Jr. (1983)
Snoopy (1983)
Popeye (1983)
Mario's Bombs Away (1983)
Spitball Sparky (1984)
Wild Gunman (1984)
Ao Vivo 2010 9/5 Blip Fes Tokyo@Koenji High
Duck Hunt (1984)
Musica: Start.


Hogan's Alley (1984)
Urban Champion (1984)
Ballon Fight (1985)
Musica: Ballon Trip.


Wrecking Crew (1985)
Stack-Up (1985)
Gyromite (1985)
Gumshoe (1986)
Metroid (1986)
Kid Icarus (1986)
Musica: Angel Land Overworld.
18/12/2010 Equipamento.

Musica: Underworld Fortess.


Famicom Wars (1988) Junto com Kenji Yamamoto.
Alleyway (1989)
Baseball (1989)
Super Mario Land (1989)
Musica: Birabuto Kingdom.

Musica: Muda Kingdom.

Musica:Rocket Ship Ride.


Yakuman (1989)
18/09/2014 Sotired 2@Origami
Tetris (1989)
Mother (1989) com Keiichi Suzuki.
Musica: Eight Melodies.


Golf (1989)
Knight Move (1989)
Dr. Mario (1990)
Barker Bill's Trick Shooting (1990)
Ballon Kid (Ballon Fight Versão de Game Boy no Japão - 1990)
Hello Kid World (1992)
Mario Paint (1992) com Ryoji Yoshitomi e Kazumi Totaka.
Musica: Main Theme.


Extra Hyper Gamer Music Event 2007 (Earthbound no fundo)
EarthBound (Mother 2 no Japão - 1994) com Keiichi Suzuki.
Musica: Onett.

Snoopy Concert (1995) com Minako Hamano.
Game Boy Camera (1998)
Super Smash Bros. Brawl (2008) Arranjos com vários outros.
Super Smash Bros. for Nintendo 3DS and Wii U (2014) Arranjos com vários outros.





Quero agradecer a sua visita ao blog, dizer que passei a tarde toda digitando, pesquisando e fazendo essa postagem. 

O que fez eu escolher Hirokazu ''Hip''Tanaka, foi sua participação em Super Mario Land.
Como podem ter visto a carreira do mesmo foi bastante prospera e hoje ele é o chefão da Creatures Inc. Nada mal.
Muito obrigado mesmo.
Peço que de um + e compartilhe essa postagem.
Visite o Google+ e o Facebook do blog.
Abaixo as fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário